SESCOOP-PB
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é integrante do Sistema Cooperativista Nacional. Foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.
Sua missão é promover o cooperativismo, a capacitação, a formação profissional, a autogestão e desenvolvimento social nas cooperativas, sendo o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo. Na Paraíba, o Sescoop possui sede integrada à OCB/PB, e realiza suas ações em três áreas de atuação: Gestão e Monitoramento de Cooperativas, Capacitação Profissional e Promoção Social.
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Sescoop/PB
Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração do Sescoop/PB
- André Pacelli Bezerra Viana
Representantes do Conselho Nacional do Sescoop
- Titular: João Bezerra Júnior
- Suplente: Susan Miyashita Vilela
Representantes de Cooperativas
- Titular: Wilson Ribeiro de Moraes Filho
- Suplente: Fábio de Oliveira Lucena
- Titular: Gilberto Gomes Sarmento
- Suplente: Adelina Stela Vasconcelos Batista Souto
Representantes dos Trabalhadores Empregados de Cooperativas
- Titular: Thales de Sousa Cavalcanti
- Suplente: Marcos Barbosa de Souza
Conselho Fiscal
Titulares
- Vinícius José Gomes Formiga Barros
- João Ronaldo Claudino Braga
- Semíramis Carvalho de Andrade Pereira
Suplentes
- Glaucia Nunes Costa
- Antônio Teixeira Neto
- Flaviano Barbosa da Matta
Nosso Trabalho
Formação Profissional
Executa ações voltadas à formação, qualificação e capacitação dos associados, dos dirigentes e dos empregados das cooperativas. Essa área busca transmitir conhecimentos e informações que instruam, ampliem e complementem competências profissionais para o aperfeiçoamento e maior eficácia dos trabalhos realizados pelas cooperativas.
Monitoramento e Gestão
Promove a orientação e acompanhamento de grupos em processos de constituição e registro de novas cooperativas, verificando a viabilidade do negócio e respeitando os princípios e a Lei do Cooperativismo. O acompanhamento da gestão ocorre por meio da análise de dados da estrutura organizacional da empresa cooperativa, da legalidade estatutária, fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária, do cenário comparativo frente ao mercado concorrente, e do levantamento de necessidades de treinamento.
Promoção Social
Desenvolve processos educativos e participativos que buscam benefícios para a qualidade de vida e também melhorias sociais aos empregados das cooperativas, dos associados e de seus familiares, bem como da comunidade. Possui atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias, como por exemplo, o voluntariado organizado.
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