Símbolos do Cooperativismo
Significados do Símbolo Universal do Cooperativismo
Pinheiros: Símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão.
Círculo: representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.
Verde: Lembra as árvores – princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio-ambiente.
Amarelo: simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.
Assim nasceu o emblema do cooperativismo: um círculo envolvendo dois pinheiros, indicando união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.
Bandeira do Cooperativismo
O cooperativismo possui uma bandeira de cor branca e tem o logotipo da ACI (ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL) impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. Possui ainda um arco-íris, representado em seis cores e a sigla ACI impressa na sétima cor: o violeta.
Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado próprio:
Vermelho: coragem.
Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.
Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.
Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.
Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.
Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.
Violeta: beleza, calor humano e amizade.
Novo Símbolo
A nova logomarca – que substitui a bandeira do arco-íris com pássaros – traz a tipologia da palavra “coop”. Elas foram desenhadas como elos de uma corrente, representando a união e a força do cooperativismo. O secretário-geral da ACI, Ed Mayo, lembrou que diversas imagens, ao longo da história, ajudaram o cooperativismo a transmitir sua mensagem. “Abelhas, círculos, mãos e o arco-íris, já fizeram sua parte, mas agora temos uma nova marca. Seu lado mais emocionante é a possibilidade de ela poder ser usada por qualquer cooperativa ou representação cooperativista, pois pode ser compartilhada e identificada em qualquer parte do mundo”, afirma Mayo
DESENVOLVIMENTO – A logo cooperativa – como tem sido chamada – foi criada pela Calverts, cooperativa inglesa, e contou com a consultoria da Guerrini Island Design, empresa espanhola, com filial em Buenos Aires. Além disso, a composição da marca envolveu pesquisas e opiniões de cooperativistas de 86 países.
DOMÍNIO.COOP – Junto com a nova marca, a ACI também facilitou a utilização do domínio “.coop”. A intenção é que as cooperativas que ainda não têm site possam lançar suas páginas com essa finalização. Reforçando assim, o conceito visual da marca. A intenção do organismo internacional é que o máximo de cooperativas e entidades utilizem a marca, para fortalecer e identificar o movimento cooperativista em todo o mundo.
MOVIMENTO SOMOSCOOP
Somos um modelo de negócio diferenciado, onde pessoas juntas, em torno de um mesmo objetivo, criam impactos positivos para o país inteiro.