Gerentes da OCB apresentam novo sistema de cadastro e registro de cooperativas



Mais facilidade, padronização e rapidez no registro e atualização de dados cadastrais das cooperativas filiadas à OCB. É o que propõe o novo sistema de registro e cadastro nacional apresentado, hoje, à unidade estadual da Paraíba pela gerente geral da OCB, Tânia Zanella, e pela gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader. Participaram da reunião o presidente e o superintendente do Sistema OCB/PB, André Pacelli e Pedro D’Albuquerque, respectivamente, além de gerentes e colaboradores.

A nova ferramenta, que será disponibilizada em janeiro de 2020, é uma plataforma online por meio da qual as cooperativas poderão iniciar seu processo de registro ou atualizar seus dados de forma simples e ágil. A plataforma conta com as interfaces “SEJA.COOP” (para grupos que querem constituir cooperativa ou cooperativas não registradas) e “SOU.COOP” (para as já registradas junto ao Sistema OCB).

“O novo sistema abraça as cooperativas que querem se registrar no Sistema OCB, trabalhando toda a parte burocrática de informação, documentos e visitas técnicas. Tudo é feito online. A segunda etapa é para a cooperativa que já está conosco e, por obrigação legal, tem que atualizar o seu cadastro uma vez ao ano. A intenção é que a gente tire a carga operacional das nossas unidades estaduais e traga mais qualidade na aproximação dos nossos técnicos com a cooperativa”, explicou Zanella.

Uma novidade trazida pela ferramenta, segundo a gerente geral da OCB, é o uso informações de banco de dados oficiais, que facilitará a inserção das informações pelas cooperativas. “Tem um sistema de Big Data que já vai trazer todas as informações de portais como o Banco Central, das agências reguladoras e de outros serviços públicos e oficiais para a plataforma. Isto vai desonerar as cooperativas, pois elas já vão ter alguns dados que foram preenchidos por essas bases, dando mais tempo para trabalhar outras informações que vão além destas bases”, acrescentou. 

Conforme a Resolução 52/2018 da OCB, as cooperativas filiadas têm obrigação de atualizar o seu cadastro junto ao Sistema uma vez por ano. Este trabalho deve ser feito após a Assembleia Geral Ordinária, tendo como prazo máximo a primeira semana do mês de maio. Os dados cadastrados serão utilizados na consolidação e divulgação de informações sobre o impacto econômico-social gerado pelas cooperativas no Anuário do Cooperativismo Brasileiro, a ser divulgado no Dia Internacional do Cooperativismo. 

Termo de Compromisso

Após a apresentação do conceito e das funcionalidades da ferramenta, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, assinou um termo de compromisso com o processo de implantação da plataforma no registro e cadastro das cooperativas paraibanas

“Para a unidade estadual, a grande vantagem é a facilidade no trato com a informação, tanto para as cooperativas como para nós. Isto vai permitir que a OCB/PB trabalhe melhor com os dados que vão subsidiar nossas atividades, dando mais qualidade no atendimento às demandas das cooperativas”, comentou a agente administrativo Aretha Nascimento, que atua no registro e cadastro de cooperativas da OCB/PB.  

O novo sistema de registro e cadastro foi aprovado em reunião ordinária da diretoria da OCB, no dia 31 de julho. Ao longo dos meses de agosto e setembro, a ferramenta será apresentada em visitas técnicas às unidades estaduais. Além das duas primeiras etapas (registro e cadastro) que já estão em fase de implantação, há uma terceira etapa referente à arrecadação, que deve ser entregue até o fim do ano.

Inovação e Mercado

Além do novo sistema de registro e cadastro, foram apresentados também dois produtos da OCB voltados para as áreas de Inovação e Mercado: as plataformas InovaCoop e FocusCoop. Conforme a gerente geral da OCB, as novas ferramentas atendem à demandas apresentadas pelas cooperativas durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado no mês de maio em Brasília.

 


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