Formação em Jogos Cooperativos reúne educadores em João Pessoa

Formação em Jogos Cooperativos reúne educadores em João Pessoa

Cooperação também se aprende de forma lúdica e divertida. É por isso que mais de 40 pessoas estão participando da Formação em Jogos Cooperativos, promovida pelo Sescoop/PB, através do Programa Cooperjovem. O curso acontece hoje e amanhã no Littoral Hotel, em João Pessoa, onde estão reunidos educadores, representantes de cooperativas, gestores escolares e municipais. Escolas de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita, Pedras de Fogo e Conde participam da ação.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, realizou a abertura do curso, junto com a analista de Cooperativismo e Monitoramento, Josilma Beltrão, que coordena o Cooperjovem na Paraíba. Albuquerque falou sobre a importância da prática de Jogos Cooperativos para a disseminação do cooperativismo nas escolas.

“O curso de Jogos Cooperativos é uma ferramenta que vai subsidiar os professores na implantação da pedagogia da cooperação junto aos alunos nas escolas. Com esta ação, o Sescoop/PB reafirma o seu papel de apoiar escolas e cooperativas na execução do Programa. Esperamos que seja um evento muito proveitoso para todos”, comentou o superintendente.

De acordo com o instrutor Rafael Presotto, esta capacitação é estratégica para os educadores que vão desenvolver, em sala, jogos que fazem as crianças e jovens vivenciarem a cooperação. “Nós temos alguns princípios e valores que são necessários de serem praticados e experimentados e os jogos cooperativos permitem que os alunos efetivamente possam debater a cooperação e algumas questões vinculadas ao próprio cooperativismo a partir das vivências que são realizadas pelos educadores”, explicou. Presotto acrescenta que os jogos cooperativos podem ser desenvolvidos por professores de qualquer área do conhecimento porque são interdisciplinares.

A professora de Língua Portuguesa, Edna Romão Silva, da Escola Municipal João Gomes Ribeiro, do município do Conde, está empolgada com o curso. “A minha expectativa é imensa em poder aprender mais, conhecer e levar para os meus alunos. Os jogos cooperativos podem ser usados nas aulas de Língua Portuguesa de várias formas. Os alunos podem narrar os jogos, fazendo uso da oralidade, ou podem descrever o modo como funciona o jogo. Com os menores, podemos trabalhar a questão da coordenação motora. Há várias possibilidades”, comentou.

Professora de Educação Física, Leiane Nara, também acredita que o curso vai agregar mais em conhecimento e vivências para educadores e alunos. “Os jogos cooperativos vão acrescentar e fazer com que o aluno comece a entender esse trabalho de cooperação dentro da escola”, comentou. Também participam do curso representantes das cooperativas Central Sicredi Norte/Nordeste, Sicoob Central Nordeste, Sicoob Centro NE, Instituto Sicoob, Unimed João Pessoa e Frutiaçu.