Dia C supera expectativas e leva 3 mil pessoas ao Parque da Lagoa



O Dia de Cooperar (Dia C) 2019 superou as expectativas. Mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento, realizado no Parque da Lagoa, neste sábado. Ao todo, 2.050 atendimentos foram realizados pelas cooperativas e órgãos públicos parceiros, que ofereceram serviços de saúde, emissão de documentos, recreação, educação financeira e ambiental, além da programação cultural que animou a manhã.

Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, André Pacelli, a sexta edição do Dia C na Paraíba foi um sucesso. “Estamos muito satisfeitos com o espírito de solidariedade das cooperativas e dos órgãos parceiros que se integram a esse projeto atendendo à população gratuitamente. Foi uma manhã maravilhosa”, avaliou.

Às 8h, horário marcado para o início do evento já havia filas em vários estandes. Entre os serviços mais procurados, se destacou a emissão de documentos que, ao final do evento, entregou 60 carteiras de identidade, 43 CPFs e 144 fotografias 3x4. Morador do bairro Treze de Maio, o porteiro Anderson da Silva chegou cedo ao Parque da Lagoa e conseguiu fazer a segunda via da carteira de identidade. “É importante ter o documento renovado para vários tipos de serviços. Todo o evento, no geral, foi muito legal e bonito”, afirmou.

Cuidados com a saúde

Também muito concorridos, os estandes de serviços de saúde ficaram lotados ao longo do evento. Os voluntários da Unimed JP e da cooperativa de propagandistas Coopfarma totalizaram mais de 200 atendimentos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC (Índice de Massa Corporal).

O funcionário público Carlos Eduardo, que é diabético, aproveitou para fazer teste de glicemia e aferir a pressão. “O evento chega em boa hora porque muitas vezes as pessoas passam a semana trabalhando e não tem condições de se dirigir a um posto de saúde. É um atendimento valioso, um trabalho social muito importante, digno de aplausos”, disse.

Mais de 100 pessoas passaram pela unidade móvel da Uniodonto JP, onde tiveram acesso a serviços como aplicação de flúor, orientação odontológica e kits de cuidados bucais. O serviço de vacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, também registrou a mesma média de público. O Sine e o Procon municipais também estiveram no evento, realizando cadastro dos trabalhadores e orientação ao consumidor, respectivamente.

 

Corte de cabelo e pintura facial

Outro serviço muito concorrido foi o de corte de cabelo, realizado pelo Senac, que foi o último a sair do evento, por volta das 14h. Dona Maria das Neves Laureano, que mora no Alto do Mateus, soube do evento pela TV e chegou cedo para fazer corte de cabelo e aproveitou o evento até às 13h. “Saí de 5h da manhã e até agora estou aqui. Aproveitei os shows e me diverti muito”, contou.

Pertindo do estande de corte de cabelos, a cooperativa Coopemfrete ofereceu pintura facial para as crianças, que saiam felizes com desenhos de animais e personagens na pele. O público infantil ainda brincou bastante no escorregador inflável, além de ganhar pipoca e algodão doce.

Outro estande que ficou lotado ao longo da manhã foi o do Sicoob Central NE, que divertiu o público com jogos e distribuição de brindes. O personagem Sipaguito (mascote da maquineta Sipag), levado pela Central, fez muito sucesso entre as crianças e rendeu muitas fotos. Também teve fila no estande do Sistema OCB/SESCOOP-PB, onde as pessoas participavam de um jogo da memória e ganhavam brindes do Dia C.

 

Educação ambiental e sorteio 

As cooperativas de crédito Credjust e CoopSebrae realizaram ações de educação ambiental e distribuíram mudas para os participantes do evento. Também foram doadas mudas de alface e outras espécies de plantas no estande das cooperativas agropecuárias Coopafab, Coapecal, Coperural, Copaf e Frutiaçu, que ofereceram ainda sucos para degustação.

Já nos últimos instantes do Dia C, a estudante Maria Luiza de Almeida, de 13 anos, foi sorteada com uma bolsa doada pela Codisma para estudar inglês. “Não esperava ganhar, vim na intenção de me divertir mesmo. Gostei muito. Sempre quis fazer um curso de inglês”, afirmou.

 

Lazer e entretenimento

Os participantes do Dia C fizeram fila para dar um passeio na Lagoa em um dos vários triciclos oferecidos pela Central Sicredi N/NE.  O estande da Central também teve cineminha e distribuição de gibis da Turma da Mônica sobre educação financeira, recebendo muitos grupos de pais e filhos ao longo da manhã.

 “O Dia de Cooperar aproxima as cooperativas da comunidade, embora façamos isso diariamente, mas é um dia especial que mostra que as cooperativas transcendem seu próprio negócio e buscam fazem inclusão social das pessoas”, afirmou José Bezerra Jr, presidente do Sicredi Evolução. A cooperativa realizou doações de cadeiras de roda, duas toneladas de alimento e material de limpeza para a Vila Vicentina, Apan, Casa Pequeno Davi e Apae.  

Atrações culturais

Um dos pontos fortes do Dia C 2019 foi a variedade de atrações culturais. O público se divertiu com o aulão de zumba e assistiu com a atenção à apresentação do mágico, mais um dos momentos mais animados foi a chegada dos Vingadores. Crianças e adultos fizeram vídeos e muitas selfies com o grupo, que também fez uma performance no palco.

As atrações culturais também encantaram os participantes. As pessoas pararam para filmar as apresentações de quadrilha junina e do grupo infantil Tamanquinho das Artes, que integra projeto social da Sicredi Centro Paraibana. A programação cultural foi encerrada com o melhor do forró de Lis Albuquerque e trio pé-de-serra.


Comentários

Comentar

8090
Fale com o Sistema OCB/PB