Paraíba leva delegação para 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Paraíba leva delegação para 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

O cooperativismo do futuro se constrói aqui. Este é o tema da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que começa amanhã, em Brasília. O evento vai reunir mais de 1,3 mil cooperativistas de todo o país. A Paraíba será representada por uma delegação formada por 25 pessoas, entre lideranças de 16 de cooperativas, colaboradores e dirigentes do Sistema OCB/PB.

O grupo viajou na tarde desta terça-feira e tem pela frente três dias de trabalho, nos quais serão debatidas questões ligadas a seis temas principais (Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação). Estão representadas cooperativas paraibanas dos ramos agropecuário, de consumo, crédito, educacional, saúde, trabalho e transporte.

Cada delegado pôde se preparar com antecedência por meio dos documentos-base, que trazem cenários e reflexões sobre cada assunto, além de sugestões de propostas, com o objetivo de ajudar a nortear os debates. O objetivo é propor as diretrizes estratégicas do setor para os próximos 10 anos. (Programação)

 

50 ANOS

CBC, como é mais conhecido entre os cooperativistas, também marcará a celebração dos 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que, aliás, surgiu a partir de um consenso durante o 4º CBC, em 1969. A entidade realiza, desde então, a representação nacional e a defesa dos interesses das cooperativas junto aos Três Poderes da República.

 

AGENDA INSTITUCIONAL

Durante a abertura do CBC, a OCB fará o lançamento de sua 13ª Agenda Institucional, com as principais demandas e propostas do cooperativismo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esta edição do documento é focada no fomento da simplificação, desburocratização e melhoria do ambiente de negócios para a atuação das cooperativas.

Em um universo de 36 proposições ao Congresso Nacional, alguns desafios são focados na agenda de reformas estruturantes do governo, ao acesso ao crédito e linhas de financiamento público para cooperativas, além de pautas positivas como a geração de internet no campo e, ainda, a permissão para que cooperativas operem no mercado de seguros.

Vale destacar que essas pautas geram desenvolvimento em todas as partes do país, sem demandar novos investimentos por parte do governo federal.

 

POSSE

Logo após o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, será realizada a posse da nova Diretoria da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), bancada que já conta com mais de 300 deputados federais, 36 senadores e uma lista de grandes feitos em prol das cooperativas do país. À frente da presidência está o deputado Evair de Melo (PP/ES) – que integra o grupo de defesa dos interesses das cooperativas brasileiras desde o início de seu primeiro mandato, em 2015.

Com informações do portal Somos Cooperativismo