Lançamento do Dia C mobiliza cooperativas de Campina Grande



A Sicredi Creduni coleta livros para doar a bibliotecas públicas. A Coonap criou um dessalinizador solar que leva água potável para agricultores do semiárido. A Coapecal-Cariri doa leite para o café da manhã de um hospital. A Sicredi Centro Paraibana ensina noções de programação a crianças de uma escola pública. A COPPD tem um banco de empréstimo de equipamentos ortopédicos. A Copaf doa carne de frango para o sopão da comunidade... 

Estes são alguns projetos sociais contínuos desenvolvidos por cooperativas que participaram, hoje, do lançamento da edição 2019 do Dia de Cooperar, em Campina Grande. Os resultados e novidades do movimento foram apresentados, ao longo da manhã, para dirigentes, cooperados e colaboradores de 19 cooperativas de Campina Grande, Caturité, São Sebastião de Lagoa de Roça, Guarabira, Bananeiras e Cabaceiras.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, realizou a abertura do evento, representando o presidente André Pacelli. “O Dia C é um movimento que veio para mostrar a essência do cooperativismo. São projetos importantíssimos que as cooperativas já fazem ao longo do ano nas comunidades onde estão inseridas e que podem ser registrados neste movimento nacional de voluntariado para ter mais visibilidade e reconhecimento”, afirmou.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Ana Margarida Formiga, apresentou os resultados do Dia C 2018, que teve 13 iniciativas registradas por nove cooperativas de Campina Grande. “O Dia C vem nos lembrar do princípio cooperativista do interesse pela comunidade. Muitas cooperativas já desenvolvem ações de responsabilidade social que nós nem conhecemos. O Dia C quer mostrar para a sociedade estas iniciativas. E não precisa ser grandes ações. Atitudes simples podem fazer muita diferença na vida das pessoas”, disse.

Após a apresentação, as cooperativas foram reconhecidas com troféus por sua participação no Dia C. Foram homenageadas: Coapecal-Cariri; Cooconvenpro; Coonap; Cooperural; Copaf; COPPD; Copresta; Sicredi Creduni; e Propagacoop. O evento contou também com a presença de dirigentes e representantes das cooperativas: Arteza; Sicredi Centro Paraibana; Sicoob PB; Coopafab; Ovinocoop; Mulheres em Ação; Coagropec; Unimed CG; Credfisp; e Copac.

Entre os participantes do evento estava Rômulo Marinho, diretor executivo da Sicredi Creduni, que há vários anos a mobiliza a comunidade universitária para coletar livros e material para reciclagem. “Já doamos mais de doze mil livros que são repassados para bibliotecas. A cooperativa tem esse compromisso como parte de seus princípios. Ela deve dar bons resultados econômicos e sociais, pois o nosso foco são as pessoas”, destacou.

 

Sobre o Dia C

 

O Dia C é um movimento que busca promover transformações sociais, por meio de iniciativas realizadas voluntariamente por cooperativas de todo o país. Em 2018, 39 iniciativas foram cadastradas por 22 cooperativas paraibanas no Dia C. Ao todo, 1.196 voluntários beneficiaram 59.616 paraibanos com ações socioambientais, educativas e culturais. As cooperativas interessadas em participar podem cadastrar ações pontuais ou contínuas para serem realizadas ao longo do ano, no site http://diac.somoscooperativismo.coop.br.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O cooperativismo brasileiro está alinhado com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desde 2016, por meio do Dia C. Os ODS, aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015), consistem em 17 objetivos, desmembrados em 169 metas, que podem servir de inspiração para a cooperativa em suas ações e projetos. Até 2030, os ODS devem ser implementados por todos os países do mundo, e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.


Comentários

Comentar

1172
Fale com o Sistema OCB/PB