Cooperativas participam de Workshop do PDGC



Empenhados em melhorar a gestão e a governança de seus empreendimentos, 35 representantes de 21 cooperativas paraibanas participaram, esta semana, do Workshop do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.  A capacitação, realizada em João Pessoa, foi ministrada pela instrutora Gênia Angélica Porto.

Ao longo de dois dias (27 e 28), dirigentes e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer melhor os objetivos do Programa e seus instrumentos de avaliação. Os participantes também aprenderam sobre os conceitos fundamentais do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e foram orientados sobre as questões de autoavaliação.

Participaram do Workshop as seguintes cooperativas: Codisma; Sicoob (Coopercret, Centro Nordeste, Central NE); Credjust; Cooprafe; Extremo; Codisma; Rede Agro; Cootrans; Copaf; Coopanest; Uniodonto JP; Coopresta; Central Sicredi N/NE; COPPD; Coopafab; CoopSebrae; CTC; Coopcursos; e Credfisp.

Sobre o PDGC

 

O PDGC é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

 

Benefícios

 

Ao participar do Programa, a cooperativa gera benefícios para as cooperativas como:

  • Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71.
  • Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®.
  • Oportunidade de reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação.
  • Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade.
  • Promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência.
  • Desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes.

 


Comentários

Comentar

1209
Fale com o Sistema OCB/PB