Com 59 mil beneficiados em 2018, Dia C lança mais uma edição na Paraíba



Em 2018, 1.196 voluntários de 22 cooperativas beneficiaram 59.616 paraibanos com ações socioambientais, educativas e culturais. Os números resultam de 39 iniciativas cadastradas no Dia de Cooperar. Os resultados da edição passada e as novidades do movimento em 2019 foram apresentados, hoje, pelo Sistema OCB/PB durante o lançamento do Dia C 2019, em João Pessoa.

O evento reuniu mais de 100 pessoas no auditório do Sistema OCB/PB, entre representantes de 19 cooperativas, jovens do programa Aprendiz Cooperativo, além de dirigentes e colaboradores da Casa do Cooperativismo Paraibano. Os participantes foram recepcionados com a alegria apresentação do palhaço Dadá.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, lembrou que esta é a sexta edição consecutiva realizada no estado, reforçando o compromisso social das cooperativas com a comunidade. “As ações de responsabilidade socioambiental estão no DNA do cooperativismo. A gente sabe que muitas cooperativas já realizam projetos interessantes e a nossa expectativa de que, cada vez mais, a adesão das nossas cooperativas seja maior e isto possa impactar no dia a dia da sociedade”, afirmou. O dirigente lembrou, ainda, que no dia 17 de maio, o Dia C 2019 será lançado em Campina Grande.

Um dos pontos altos do evento foi o reconhecimento das cooperativas participantes da edição 2018. Entre as cooperativas que receberam o troféu de reconhecimento estava a Uniodonto João Pessoa, que realizou sete projetos, oferecendo orientação e atendimentos de saúde bucal a crianças e idosos. “A gente desenvolve projetos na Vila Vicentina e na Creche Amiguinhos, que ficam perto da nossa comunidade. Nós estamos fazendo semestralmente, a aplicação de flúor e ações voltadas para a saúde bucal das crianças desta creche e nós temos um resultado de índice de cáries, de dentes perdidos e obturados reduzidos de forma significativa”.

Também participaram do lançamento as seguintes cooperativas: Sicredi (Evolução e Central N/NE); Sicoob (Centro NE, Central NE e Coopercret); Unimed João Pessoa; Coopemfrete; Coopanest PB; Extremo; Codisma; Comseder; CoopSebrae; Cooprafe; Cooperativa de Ensino de João Pessoa; Coopcon/PB; Credjust; Coopcursos; e Cooperlegis.

 

Dia C será celebrado em 6 de Julho

O Dia C é um movimento nacional que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais, por meio de iniciativas voluntárias (pontuais ou contínuas), executadas ao longo do ano pelas cooperativas, com apoio do Sistema OCB. Entre as iniciativas está a celebração do Dia de Cooperar, que este ano será no dia 6 de Julho, quando também será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.

As cooperativas, como agentes de transformação, estão alinhadas com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desde 2016, por meio dos projetos do Dia C. Os ODS, aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015), consistem em 17 objetivos, desmembrados em 169 metas, que podem servir de inspiração para a cooperativa em suas ações e projetos. Até 2030, os ODS devem ser implementados por todos os países do mundo, e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.


Comentários

Comentar

4508
Fale com o Sistema OCB/PB