Cooperativas reelegem presidente da OCB/PB



Reunidos em Assembleia Geral Ordinária, dirigentes de 59 cooperativas filiadas participaram da eleição da nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB/PB).  A chapa 2 – Avançar Mais venceu o pleito com 71% dos votos. Por indicação do Conselho Diretor eleito, o presidente André Pacelli continuará comandando a OCB/PB no período de maio de 2019 a abril de 2023.

Pacelli agradeceu a participação expressiva das filiadas na AGO e reafirmou seu compromisso de representar e defender os interesses do cooperativismo paraibano. “Tivemos uma eleição realizada em um processo democrático, no qual as chapas puderam apresentar suas propostas e compromissos. E nós, pelo trabalho executado nos últimos anos, felizmente obtivemos uma maioria expressiva. Agradecemos aos conselheiros da gestão passada e da nova gestão e que assumiram o compromisso de cada vez mais fortalecer as nossas cooperativas”, afirmou o presidente.

Ele manifestou otimismo quanto às possibilidades de desenvolvimento do setor nos próximos anos e ressaltou a importância da união para fortalecer o sistema cooperativista. “As pequenas diferenças, questões que possam existir em determinados ramos devem ser mitigadas, pois os nossos grandes adversários estão fora [do cooperativismo]. A gente quer construir um ambiente promissor em que as nossas cooperativas possam crescer e desenvolver seus negócios”, acrescentou.

Representando a unidade nacional na AGO, o analista de Relações Institucionais da OCB, Eduardo Lima Queiroz, falou sobre o trabalho realizado pela entidade em prol do cooperativismo brasileiro e elogiou a unidade estadual. “Nós que defendemos o cooperativismo brasileiro todos os dias junto aos Três Poderes, em nível federal. E é muito gratificante participar desta assembleia geral da OCB Paraíba. Aqui, a gente respira o cooperativismo em sua essência, que é a união das pessoas em prol de um objetivo comum”, comentou.

Novos conselheiros

O Conselho Diretor eleito tem como vice-presidente Demóstenes Paredes Cunha Lima (UNIMED JOÃO PESSOA) e  conta com os seguintes conselheiros titulares: Arnaldo Antônio Rodrigues (COOTRANS); João de Deus Rodrigues (COOPERURAL); Paulo Ortiz Rocha de Aragão (SICREDI CREDUNI); Stanley Lira de Souza (CERVARP); Abdias de Luna Freire (CODISMA); Alexandrina Maria Cavalcante (COOPED).

São suplentes do Conselho Diretor: Adauto da Rocha Júnior (COOPEMFRETE); Maria Nazaré dos Santos Barbosa (COPAF); Cláudio Orestes (SICREDI EVOLUÇÃO); Eduardo Figueiredo Porto (COOPCON); Mauro Borba de Araújo Pereira Filho (COOPERVALE); Gilberto Rodrigues de Almeida Netto (COOPPROPAGA); Francisco de Assis Pinheiro Filho (COOFÍSIO).

 

Conselho Fiscal - O novo Conselho Fiscal é composto pelos seguintes membros: Francisco Carlos Firmino de Sousa (CREDJUST); Sandra Maria Rodrigues Tavares (UNIODONTO); e Glaucia Nunes Costa (COOPERCRET). Como membros suplentes foram eleitos: Carlos Roberto de Souza Oliveira (COCAN); Gilberto Gomes Sarmento (SICREDI ALTO SERTÃO); Janete Xavier Leite (COOPRAFE).

Conselho de Ética – O Conselho de Ética eleito tem os seguintes titulares: José Helman Palitot de Oliveira (COOPECIR), Jonas Marques de Araújo Neto (COONAP); Sergio Marques Cláudio (TRANSTAXI). São suplentes: Júlio Matias de Sousa Neto (COOPAFAB); Josinaldo Bezerra dos Santos (COOPERCARNE); Maria Helena Lourenço dos Santos (COFEP).

Processo Eleitoral – O processo eleitoral foi conduzido por uma comissão formada pelo assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto, o advogado do Sescoop/PB, William Bezerra, e o superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, Pedro D'Albuquerque. A Chapa 2 obteve um total de 42 votos, enquanto a Chapa 1 teve 17 votos.

 

AGO teve forte participação das cooperativas

Dirigentes de todas as regiões da Paraíba chegaram cedo à Casa do Cooperativismo Paraibano para participar da AGO. Antes da eleição, os presidentes aprovaram a prestação de contas da OCB/PB referente ao exercício 2018, que incluiu: Relatório da Gestão; Balanço Patrimonial; Demonstração das Sobras e Perdas; Parecer do Conselho Fiscal. Também foi aprovada a manutenção do atual valor da Contribuição Mensal de Manutenção da OCB/PB e o Plano de Trabalho e Previsão Orçamentária para 2019.

“É importante a prestação de contas porque a gente vê como é o trabalho da OCB e leva para as nossas cooperativas o que é realizado aqui. Isso também demonstra o crédito que a gente tem junto com vocês”, declarou o diretor da Cooperativa de Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), Júlio Matias.

Ao término da Assembleia, que teve mais de duas horas de duração, vários presidentes de cooperativas manifestaram sua satisfação pelo resultado da eleição. “Foi um momento bastante expressivo para o cooperativismo da Paraíba porque mostrou o trabalho profícuo feito pelo presidente André Pacelli durante seus oito anos de gestão. O resultado da eleição foi um reconhecimento deste trabalho”, afirmou o presidente do Sicredi Creduni, Paulo Ortiz.

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados do Vale do Paraíba (Coopervale), Mauro Borba, também parabenizou o presidente da OCB/PB. “Realmente, o trabalho que ele vem fazendo no cooperativismo tem influenciado bastante a gente, como cooperados e dirigentes de cooperativas, nos estimulando a trabalhar pelo setor, trazendo mais pessoas para produzir e trabalhar muito mais”, ressaltou.

A presidente da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Maria Nazaré Barbosa, elogiou a condução do processo eleitoral. “Achei fantástico porque a gente tem que exercer nossa cidadania cooperativista e eu achei este processo eleitoral muito democrático. Acho que venceu a melhor proposta”, avaliou.


Comentários

Comentar

1215
Fale com o Sistema OCB/PB