OCB/PB convoca cooperativas para AGE



O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) vai realizar, no próximo dia 17, uma Assembleia Geral Extraordinária. A AGE acontece no auditório da OCB/PB, com primeira convocação às 9h e segunda convocação às 10h. Conforme edital publicado hoje (6), presidentes das cooperativas filiadas e regulares devem deliberar sobre a reforma e consolidação do estatuto social da entidade, bem como tratar de questões referentes a reivindicações e acordo coletivo dos trabalhadores do setor.

Principal assunto da ordem do dia, a reforma do estatuto social foi recomendada pela assessoria jurídica da OCB/PB, tendo em vista o alinhamento sistêmico com estatutos mais atualizados de outras unidades estaduais do Sistema OCB. Segundo o assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto, a última reforma estatutária ocorreu em 2009 e alguns artigos já não atendem à atual conjuntura.

“Além de promover este alinhamento sistêmico, as mudanças também contemplam, por exemplo, as alterações que a Reforma Trabalhista trouxe para o âmbito cooperativista”, explicou João Bezerra Neto. Outras mudanças relativas aos conselhos fiscal, diretor e de ética também estão entre as propostas da reforma, que envolverá 14 artigos do estatuto.

 

 Reivindicações e convenção coletiva

A OCB/PB atua na intermediação das convenções coletivas celebradas entre a classe patronal e trabalhadores do setor cooperativista paraibano.  Por isto, na AGE, os dirigentes também devem deliberar sobre a pauta de reivindicações apresentada pela Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas no Brasil (FENATRACOOP) e autorizar a diretoria da OCB/PB a firmar instrumento coletivo de trabalho.

Confira aqui o atual Estatuto Social da OCB/PB

Confira aqui o Edital de Convocação da AGE

 

 

 


Comentários

Comentar

6066
Fale com o Sistema OCB/PB