Inauguração do Escritório da OCB reúne líderes cooperativistas e autoridades em Campina



Sempre movimentada, a Rua Tavares Cavalcante, localizada no centro de Campina Grande, registrou um fluxo ainda mais intenso de pessoas e veículos no início da manhã de ontem (06/12). É que a inauguração do Escritório Regional do Sistema OCB/PB* na cidade atraiu autoridades, dirigentes e representantes de quase 30 instituições, entre cooperativas, entidades e órgãos públicos parceiros do cooperativismo paraibano. Após o descerramento da placa de inauguração, as lideranças se reuniram no Hotel Serrano para debater o papel do cooperativismo na atual conjuntura político-econômica nacional e internacional.

Presidida pelo dirigente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, a mesa do evento foi formada pela gerente geral da OCB, Tânia Zanella; o superintendente do Senar-PB, Sérgio Martins; o gerente do Sebrae Campina Grande, João Jardelino da Costa Neto; o vereador Álvaro Farias; e o presidente da cooperativa Cooperural, João de Deus Rodrigues.  

Ao abrir o evento, André Pacelli ressaltou a importância de Campina Grande nos contextos político, econômico, cultural, educacional, de inovação e para o cooperativismo da Paraíba. “Desde o início da nossa gestão, a abertura deste escritório estava na nossa agenda. Campina Grande é uma cidade importantíssima da nossa região e nós temos cooperativas muito fortes nos segmentos de crédito, saúde, agropecuário, transporte, dentre outros ramos”, afirmou.

“Este escritório visa uma aproximação com estas cooperativas para atualizar seus dados cadastrais, oferecer mais serviços e promover uma maior integração com o Sistema OCB/SESCOOP-PB”, acrescentou. Segundo Pacelli, o escritório inicia suas atividades no dia 7 de janeiro, já que algumas questões burocráticas e operacionais ainda estão sendo finalizadas. No escritório, as cooperativas também receberão orientações do Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), poderão agendar reuniões para assessoramento, dentre outras atividades de Monitoramento.

Representando o prefeito de Campina Grande, o Secretário Municipal da Agricultura, Fábio Agra Medeiros, comemorou a inauguração do Escritório. “É uma excelente notícia, um presente para a nossa cidade. Em nome do prefeito Romero, eu agradeço. Campina Grande, geograficamente muito bem localizada, tem sua pujança, é uma cidade da tecnologia e do comércio. Não temos dúvidas de que as cooperativas daqui estarão muito melhor assistidas com este escritório local. Com certeza, será mais um componente para o desenvolvimento econômico da região”.

O evento contou com a presença de dirigentes e representantes de 20 cooperativas: Cooperural, CoopSebrae, Creduni, Sicredi Centro Paraibana, Codisma, Coapecal, Arteza, Copaf, Sicredi João Pesoa, Cooperlegis, COPPD, Copresta, Sicoob Paraíba, Coonap, CredFisp, Extremo, Sicoob Central Nordeste, Coopmap, Unimed CG e Cooptera. Também participaram representantes da Credconsult, Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca e Apacco.

 

Mais perto dos cooperados

A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, parabenizou a iniciativa da OCB/PB de se aproximar dos cooperados que atuam no interior do estado. “A gente precisa dessas iniciativas para estar mais próximo do nosso cliente e oferecer melhor o nosso trabalho, nossos produtos e serviços para as cooperativas”, disse.

Em sua palestra, intitulada “Cenário do Cooperativismo Frente ao Novo Governo”, Tânia Zanella comentou o cenário pós-eleição, marcado pelo sentimento de ruptura com a política tradicional. Ela demonstrou otimismo diante das possibilidades de mudanças sinalizadas pelos novos representantes dos poderes Executivo e Legislativo.  

“Nós estamos nos organizando. A OCB passou por uma transformação profissional dentro da sua estrutura para que a gente possa fazer o melhor na representação político-institucional das cooperativas em Brasília, frente ao novo governo, que está se instalado no Executivo e no Legislativo, com agendas e oportunidades, oferecendo o cooperativismo como uma proposta viável para este novo governo”, declarou.

 

Protagonismo do Cooperativismo Paraibano

Com uma palestra focada no cooperativismo financeiro, o diretor de Operações do Bancoob, Enio Meinem, destacou a relevância e o potencial da Paraíba no segmento.  “Esta região tem um protagonismo muito grande quando se fala de empreendedorismo, inovação e também de cooperativismo. A capital da Paraíba, João Pessoa, é a capital do país onde o cooperativismo tem a maior participação relativa no mercado financeiro local. Isto mostra que o setor pode se desenvolver”, frisou.

Ele também elogiou a iniciativa de implantação do Escritório Regional. “Esta aproximação do Sistema OCB/PB, trazendo um escritório físico, permite acompanhar melhor o desenvolvimento das cooperativas e até estimular a formação de novas cooperativas, afinal o cooperativismo é um setor especialmente preparado para fomentar o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades e da região em que atua”.


Comentários

Comentar

4727
Fale com o Sistema OCB/PB