Cooperativas aprovam reforma do estatuto social da OCB/PB



Presidentes e representantes de 26 cooperativas, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), aprovaram a reforma do estatuto social do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado da Paraíba (OCB/PB). As alterações, que envolvem 14 artigos, visam o alinhamento sistêmico e a modernização do estatuto. Os dirigentes também deliberaram sobre a pauta de reivindicações e o aditivo da convenção coletiva de trabalho referente ao período 2018-2019.

“A AGE é sempre um momento de debate dos assuntos relacionados ao cooperativismo. Tivemos uma pauta importante que foi a reforma estatutária, realizada para nos adequarmos e termos um estatuto mais atualizado, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras. E também tratamos da negociação com a Fenatracoop (Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas no Brasil). De um modo geral, foi uma Assembleia tranquila e muito participativa”, avaliou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

O assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto, apresentou os pontos a serem alterados pela reforma e tirou dúvidas dos dirigentes. Segundo ele, uma das mudanças mais significativas foi a adequação do estatuto à reforma trabalhista, que tornou facultativo o pagamento da contribuição sindical. “Este era um dos principais itens da nossa reforma e nós conseguimos aprovar por unanimidade pelas cooperativas presentes”, comentou.

“Nós conseguimos fazer a alteração em alguns itens de regularidade para sempre estarmos atualizados com as normas emanadas pela OCB nacional. Também foram modificados outros pontos referentes aos conselhos fiscal e de ética – nós incluímos renovação dos membros efetivos e suplentes – e fizemos algumas alterações no conselho diretor, dando mais segurança jurídica pois no nosso estatuto anterior nós tínhamos um número variável de conselheiros, a partir da quantidade de ramos adimplentes e regulares em nosso estado”, acrescentou o assessor João Bezerra Neto.

 

Reivindicações atendidas

 

Após a aprovação da reforma estatutária, a assessora jurídica da OCB/PB, Fabiana Bitencourt, apresentou a pauta de reivindicações enviada pela Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas no Brasil (FENATRACOOP). Os dirigentes avaliaram e atenderam às propostas de reajuste do piso salarial dos trabalhadores das cooperativas apresentadas pela Federação.

 “Nós trouxemos somente as questões relativas à negociação do aditivo porque a convenção coletiva nós já firmamos. Para 2019, a gente só trata sobre o realinhamento, o reajuste das cláusulas econômicas da convenção coletiva para as cooperativas do estado da Paraíba. Toda esta negociação já foi feita pela Fecoop/NE que representa a região para fins de deliberação de pauta sindical”, explicou a assessora Fabiana Bitencourt. Encerrada a AGE, os dirigentes cooperativistas se confraternizaram com um almoço no buffet Classe A Recepções.


Comentários

Comentar

6448
Fale com o Sistema OCB/PB