Pedal Cooperativo reúne 200 ciclistas e doa mais de 600 kg de alimentos



Uma manhã ensolarada para celebrar o prazer de pedalar juntos e de praticar a solidariedade e a cooperação. Assim foi o início do último sábado para cerca de 200 ciclistas que participaram do 1º Pedal Cooperativo, realizado em João Pessoa. Além dos 20 km percorridos pelos ciclistas, a programação incluiu serviços gratuitos de saúde e doação de mais de 600 kg de alimentos para os idosos que vivem na Vila Vicentina. As entidades Vem Cuidar de Mim, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Associação Pró-Vida também foram beneficiadas com contribuições dos participantes.

Antes das 6h, colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB) e parceiros já estavam a postos para receber os ciclistas no Centro Esportivo V2, em Manaíra. Após receberem seus kits e saborearem um saudável café da manhã, eles saíram em direção à Vila Vicentina, no bairro da Torre. Guiados pelo grupo Aventureiros do Pedal, eles passaram pelas ruas do Cabo Branco, Altiplano, Quadramares, Bancários e Castelo Branco.

Francislene Lira Diniz, do grupo Aventureiros do Pedal, elogiou a ação. “É uma iniciativa fora de série. O Pedal por si só tem o intuito de agregar pessoas e não existe nada melhor que fazer isto através de uma ação solidária. Isto mostra que o Pedal é muito mais que um exercício físico. É um exercício de cidadania”, comentou.

Enquanto aguardavam a chegada dos ciclistas, os idosos que vivem na Vila Vicentina Júlia Freire se beneficiavam com serviços de saúde como avaliação e limpeza bucal, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, oferecidos pela Unimed João Pessoa e Uniodonto João Pessoa. O evento contou ainda com a parceria das cooperativas do Sicredi e Sicoob União Paraibana. 

Chegada e Doações

Os ciclistas foram calorosamente recebidos na Vila, quando chegaram por volta das 8h30. Em seguida, eles formaram um corredor cooperativo, através do qual os alimentos eram passados de mão em mão até a entrada da área administrativa da entidade. Foi um dos momentos mais bonitos do Pedal, que emocionou Maria Alice Celani, representante da Vila. Ela agradeceu as doações e os serviços oferecidos aos 66 idosos abrigados pela casa. “É bom demais. Nós vivemos de doações e essas campanhas é que botam a gente para viver. Uma coisa linda. Que Deus abençoe a cada um de vocês que fez essa campanha”, afirmou.

 

Avalição positiva

O superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, Pedro D’Albuquerque, avaliou a iniciativa como um sucesso. “Esta é uma ação de responsabilidade social, conduzida pela área de Promoção Social do Sescoop/PB, em parceria com várias cooperativas, e o resultado foi muito bacana. Tivemos mais de meia tonelada de alimentos arrecadados para a Vila Vicentina, além das contribuições doadas para as instituições escolhidas pelos próprios inscritos. Foi um sucesso”, afirmou.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Ana Margarida Formiga, que ficou a frente da organização, agradeceu aos parceiros da iniciativa. “Cada cooperativa que colaborou conosco teve um papel importantíssimo na realização desta ação. A elas, o nosso muito obrigado! Também fazemos um agradecimento especial ao grupo Aventureiros do Pedal e à Federação Paraibana de Ciclismo, que liberaram o Permit (um documento para liberação da atividade) gratuitamente para a nossa iniciativa”, ressaltou. O 1º Pedal Cooperativo fez parte do Dia C 2018 e da campanha Novembro Azul.  

 


Comentários

Comentar

8413
Fale com o Sistema OCB/PB