Sistema OCB/SESCOOP-PB inicia Planejamento Estratégico para 2019



Um dia para analisar cenários e pensar nas prioridades do Sistema OCB/SESCOOP-PB para o ano de 2019. Assim foi esta terça-feira (18) para diretores, conselheiros, representantes de cooperativas e funcionários do Sistema que participaram do evento do Planejamento Estratégico da unidade paraibana. A programação incluiu palestras do superintendente nacional do Sistema OCB, Renato Nóbile, da analista de Planejamento, Maria Rezende, e do moderador estratégico Gabriel Pesce.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, explicou que a iniciativa reflete o compromisso e a responsabilidade da instituição em buscar aperfeiçoar sua atuação. “A gente vive um momento no país de crise política, econômica, ética e as instituições têm quem estar muito focadas. É preciso ter eficiência e mostrar resultados para poder ser observada pela população como uma instituição importante. A gente precisa sempre buscar evoluir e, neste aspecto, o planejamento estratégico é muito importante porque através dele a gente define as prioridades para os próximos anos”, afirmou.

A programação da manhã ofereceu aos participantes informações acerca dos cenários interno e externo do cooperativismo. Em sua palestra o superintendente nacional da OCB, Renato Nóbile, expôs números do cooperativismo no Brasil e no mundo, e apresentou as oportunidades, os diferenciais do setor e desafios que o cooperativismo precisa enfrentar. “Temos uma programação extremamente oportuna, necessária ao planejamento estratégico da unidade do Sistema OCB na Paraíba. Esta ação é uma extensão do planejamento estratégico da unidade nacional, agora replicando nos estados, com participação dos conselheiros, dos dirigentes e dos colegas que compõem o quadro funcional da unidade”, explicou Nóbile.

O vice-presidente do Sistema OCB, Hermes Moreno, afirmou que o Planejamento Estratégico representa “uma possibilidade de trazer o futuro para o presente”. “É olhar o futuro com os olhos de hoje e isso é muito interessante, pois assim podemos saber onde queremos chegar e o que queremos. Esse é um momento de fortalecer o presente e o futuro das cooperativas”, disse.

Alinhamento e Planejamento

A analista de Planejamento da unidade nacional, Maria Rezende, explicou aos participantes as etapas que compõem o processo de planejamento do Sescoop, nos níveis estratégico, tático e operacional. Ela apresentou aos participantes indicadores atualizados do perfil socioeconômico estadual e do sistema cooperativista paraibano que devem ser consideradas na análise do cenário do Planejamento Estratégico.

No turno da tarde, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, apresentou a nova diretriz de atuação da área finalística do Sescoop. Neste novo modelo de atuação, a contribuição do Sescoop para as cooperativas se fundamenta em três aspectos: diagnóstico, conhecimento e desenvolvimento humano.

Em seguida, o moderador estratégico Gabriel Pesce realizou uma oficina através da qual os participantes tiveram oportunidade de refletir sobre os objetivos estratégicos e suas respectivas linhas de atuação, sugerindo iniciativas para alcançar tais objetivos.


Comentários

Comentar

7528
Fale com o Sistema OCB/PB