Paraibanos visitam usina sucroalcooleira operada por cooperativa em PE



Lideranças do setor agropecuário e do cooperativismo paraibano foram à cidade de Timbaúba (PE) para conhecer uma experiência que pode inspirar projetos cooperativistas no segmento canavieiro da Paraíba. Após anos fechada, a Usina Cruangi foi reativada pela Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Açúcar (COAF), em 2015, e ontem iniciou sua quarta moagem de safra.

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP/PB, André Pacelli, participou da missa campal organizada pela cooperativa para celebrar o início da moagem. "Esta usina estava abandonada e os produtores de cana se uniram, formaram uma cooperativa e assumiram a agroindústria, por meio de um contrato de comodato. Isto foi extremamente importante porque a usina, que estava parada, passou a gerar 350 empregos diretos e mais 3.500 empregos indiretos na cadeia produtiva canavieira. Isso impulsionou a economia de Timbaúba", comentou Pacelli.

Ele acredita que o sucesso da experiência da Usina Cruangi possa estimular a reabertura de usinas na Paraíba, por meio do cooperativismo. "A Paraíba tem algumas usinas que estão com atividades paralisadas e este é um exemplo que pode ser replicado pelos fornecedores de cana daqui do estado", acrescentou. 

Pacelli participou do evento a convite do secretário estadual da Agricultura, Rômulo Montenegro. A missa contou, ainda, com a presença do presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Jose Inácio de Morais, dentre outras lideranças canavieiras da Paraíba. Autoridades pernambucanas, a exemplo do governador Paulo Câmara e do prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto, também participaram do evento. 

Segundo o presidente da COAF, Alexandre Andrade Lima, a usina deve moer 650 mil toneladas de cana na safra atual, superando a anterior quando foram processadas 544 mil toneladas do produto. Desde que foi reaberta, a usina já beneficiou quase 1,2 milhão de toneladas de cana de açúcar.

Com informações do site Timbaúba Agora.


Comentários

Comentar

4078
Fale com o Sistema OCB/PB