Sebrae realiza seminário voltado ao cooperativismo para o micro e pequeno empreendedor



O Sebrae Paraíba, em parceria com a Federação da Micro e Pequena Empresa da Paraíba (Femicro-PB), realiza nesta terça-feira (07) o seminário Empreendedores e os Pequenos Negócios Gerando Desenvolvimento Social e Econômico. O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, André Pacelli, e representantes de cooperativas paraibanas participam do evento, que está sendo realizado no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa. O Seminário é voltado aos micro e pequenos empreendedores, além dos microempreendedores individuais. 

O evento também conta com a parceria do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e o Sistema OCB-PB, que inclui o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB). "Esta parceria, que hoje se consolida com o Sebrae e as micro e pequenas empresas da Paraíba, é muito importante porque abre um espaço para as nossas cooperativas de crédito dialogarem e mostrarem as oportunidades de negócio que nós temos. Mostrando que o cooperativismo tem uma força, uma pujança muito grande aqui na Paraíba e, neste momento de crise econômica que o país vive com dificuldade de acesso ao crédito, as cooperativas são ferramentas importantes para impulsionar a nossa economia", avaliou André Pacelli, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB. 

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba, Márcia Timotheo, o seminário é uma ação do Projeto Cooperativismo Financeiro para os Pequenos Negócios da Paraíba e a expectativa é de participação de 200 empresários ligados a pequenos negócios no estado. “É uma excelente oportunidade para os empresários tomarem conhecimento sobre as atualizações do ambiente de negócios para as MPEs. Além disso, durante o evento os empresários vão aprender acerca do planejamento financeiro para uma aposentadoria tranquila e conhecer os benefícios de participar do sistema de cooperativas de crédito”, explicou.

Programação

A programação do seminário conta com um painel sobre políticas públicas, com debate entre o gerente do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e o deputado Efraim Filho, além de mediação de José Tarcísio da Silva, da Confederação das Microempresas (Comicro); painel sobre cooperativismo financeiro e os pequenos negócios, tendo o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB, André Pacelli, como mediador; e um painel sobre planejamento financeiro e previdenciário.

“Também teremos uma excelente palestra com o tema ‘Crescer na vida: uma questão de atitude’, com o palestrante Ricardo Gandra”, afirmou Márcia Timotheo. À tarde, serão realizadas rodadas de negócios entre os participantes e cooperativas de crédito, com a Sociedade de Garantia de Crédito (GarantiParaíba), e com os Correios, que vai apresentar o que tem a oferecer em termos de logística para os pequenos negócios.

 


Comentários

Comentar

9373
Fale com o Sistema OCB/PB