OCB/PB comemora 46 anos de fundação



O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) comemora 46 anos de fundação nesta sexta-feira (6), véspera do Dia Internacional do Cooperativismo. Criada em 1972, a entidade representa 112 cooperativas filiadas, que reúnem em torno de 55.308 cooperados e geram empregos diretos para 3.057 trabalhadores. A entidade é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, atuando no registro das novas cooperativas e na representação política e econômica dos interesses do setor. A OCB/PB também oferece orientação jurídica e atua na representação sindical de suas filiadas. 

“Temos buscado cumprir a missão da OCB/PB de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano, nas mais diversas frentes. Estamos fortalecendo a interlocução com os entes públicos, propondo projetos como o que apresentamos recentemente ao presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gervásio Maia, que institui a Política Estadual do Cooperativismo, dentre outras ações em prol de melhorias para as nossas cooperativas”, afirma o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

Um pouco de história

A Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCEPB) foi fundada em 6 de julho de 1972, dois anos após a criação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Nas duas primeiras décadas de existência, além realizar a representação política e o registro das cooperativas, a Organização também promovia a educação cooperativista, por meio de palestras, cursos e treinamentos.

A sede da entidade, adquirida com recursos próprios no ano de 1983, passou a ser compartilhada com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), criado em 1999. Em 2001, a OCEPB conquistou seu registro sindical, passando a chamar-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba. A sigla OCB/PB foi adotada em 2010, atendendo à orientação nacional de padronização do Sistema.


Comentários

Comentar

9731
Fale com o Sistema OCB/PB