Dia de Cooperar registra cerca de 2 mil atendimentos em João Pessoa

Dia de Cooperar registra cerca de 2 mil atendimentos em João Pessoa

A celebração do Dia de Cooperar 2018 foi especial para a Paraíba. Após quatro edições com chuva, o céu ensolarado já anunciava uma manhã diferente para mais de 300 voluntários e parceiros, que levaram uma série de serviços gratuitos para a Escola Estadual Alice Carneiro, em Manaíra. Ao longo da manhã do último sábado (30), estes voluntários realizaram cerca de 2000 atendimentos de saúde, cidadania, beleza, além de distribuírem mudas de plantas, produtos para degustação, brindes e alegria para quem passou pelo evento.

Centenas de pessoas fizeram fila em busca de serviços como emissão de documentos, atendimento odontológico, vacinação e outros atendimentos de saúde, cortes de cabelo, dentre outras atividades. Para oferecer tantos serviços, o Sistema OCB/SESCOOP-PB contou com a parceria com 20 entidades, entre cooperativas e órgãos públicos.

“Este é um dia de congraçamento das ações que já desenvolvemos ao longo do ano, no dia a dia. As cooperativas trazem para junto da comunidade seus produtos e serviços e mostram a força crescente do cooperativismo na Paraíba. Hoje temos no Estado 150 cooperativas, somando 60 mil cooperativados e gerando 8 mil empregos”, comentou André Pacelli, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-PB.

O superintendente do Sistema, Pedro Albuquerque, lembrou que, após vários anos acontecendo no Centro da cidade, o Dia C migrou para um dos bairros da capital. "Escolhemos mudar para poder nos aproximar da comunidade cada vez mais. Viemos para Manaíra para atingir melhor nosso público alvo que, esse ano, são as comunidades do São José, Mandacaru e Bairro dos Ipês", comentou.

Um dos beneficiados por esta mudança foi o menino Brian, de um ano e sete meses, que foi ao dentista pela primeira vez. Sua mãe, Amanda Silva, moradora do Bairro São José, foi uma das dezenas de pessoas que visitaram a unidade móvel de atendimento da Uniodonto durante a celebração do Dia C. Ea também aproveitou a oportunidade para levar o filho para cortar o cabelo e para colocar em dia a caderneta de vacinação da criança. 

Para a representante da OCB nacional, a gerente Belmira Neves de Oliveira, eventos assim servem para levar informações sobre o cooperativismo e aproximar o setor da comunidade. "Abre frente de trabalho, de voluntariado, de conhecimento. E diante de tantas dificuldades enfrentadas o país hoje, podemos dizer que o único caminho é a cooperação", comentou.

Serviços mais procurados

Um dos serviços mais procurados pelos participantes do evento foi a emissão de documentos oferecida pelo Programa Cidadão do Governo do Estado. Desde o início da manhã, dezenas de pessoas aguardavam atendimento em frente ao auditório onde o serviço foi prestado. Ao todo foram emitidos mais de 300 documentos, entre RGs (1ª e 2ª vias), CPF e fotografias 3x4. 

Outro atendimento muito requisitado foi a avaliação odontológica, que juntamente com outros serviços totalizou 115 atendimentos na unidade móvel da Uniodonto JP. Ainda, na área de saúde, muitas pessoas procuraram o estande da Secretaria Municipal de Saúde para se vacinar contra a gripe H1N1. Outros também realizaram aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea, nos estandes da Unimed N/NE e Unimed JP, respectivamente. 

O movimento também foi intenso até o início da tarde nos estandes da Coopemfrente e do Senac que ofereceram cortes de cabelos e serviço de barbeiro para os participantes. Houve, ainda, muita procura pelas mudas distribuídas pelo Sicoob e pela Cooperural, bem como pela degustação dos iogurtes da Coapecal/Cariri. Um grupo voluntário de doadores também foi conduzido até o Hemocentro para realizar doação de sangue.

Quem passou pela Escola Alice Carneiro teve, ainda, a oportunidade de participar de jogos divertidos no estande do Sicredi e pode conhecer melhor os serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Mulher, Coonap; Coopensino; Coopfarma; Coopcursos; Propagacoop; e Cooconvenpro. 

Animação e atrações culturais

As bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros abriram o Dia de Cooperar com o Hino Nacional e músicas populares. Em seguida, a programação do evento trouxe um dos momentos de maior animação da manhã: o aulão de Zumba promovido pela Unimed João Pessoa. Houve, ainda, apresentação de quadrilha, do palhaço Dadá Venceslau e do cantor Lis Albuquerque, que encerrou o evento com o melhor do forró pé-de-serra.

A criançada também se divertiu com brinquedos, além de muita pipoca e algodão-doce que foram distribuídos gratuitamente durante toda a manhã.