Sescoop/PB promove campanha de doação de sangue no Dia C



A celebração do Dia de Cooperar 2018 vai oferecer vários serviços gratuitos para a população na Escola Estadual Alice Carneiro, em Manaíra. Além de se beneficiar com estas ações, a população também poderá realizar atos de cooperação como a doação de sangue por meio de parceria com o Hemocentro-PB. Chamada de Caravana da Solidariedade, a iniciativa consiste na formação de grupos de doadores que se concentrarão no estande do Sescoop/PB, serão conduzidos até o Hemocentro em veículo da entidade e, após a doação, serão reconduzidos ao local do evento.

Quem quiser ser um doador voluntário no Dia C, já pode se cadastrar, informando seu nome e telefone através do link: https://goo.gl/forms/4s57WcHBGkd2yKr52 .  A enfermeira Alyne Souza, do Hemocentro – PB, falou sobre a importância de realizar doações, especialmente, neste período de festas juninas, em que é comum ocorrer uma redução nos estoques de sangue. “Precisamos muito porque no período festivo, a gente sabe que aumenta a demanda devido aos acidentes e aumenta a necessidade de doadores”, afirmou.

Ela também comentou sobre a campanha de doação de sangue promovida pelo Sescoop/PB no Dia C. “Para a gente, isso é muito importante. A gente fica muito feliz. Se todos tivessem esta consciência de vir com frequência, de reunir as equipes de trabalho para doar, a gente estaria sempre com estoque bom para atender todo mundo”, destacou.

QUEM PODE DOAR SANGUE?

- Homens e mulheres com idade entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem está acompanhados do responsável legal (pai ou mãe), ambos com documento oficial a cada doação.

- O limite para a primeira doação será de 60 anos 11 meses e 29 dias.

- Pesar acima de 50 kg

- Gozar de boa saúde

- Alimentar-se normalmente, evitando comidas gordurosas (não estar em jejum) e após o almoço aguardar 03 horas

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

- Não estar em uso medicamentos

- Não fumar nas 2 horas que antecedem a doação

NÃO PODE DOAR NOS CASOS DE:

- Gripe: aguardar 7 dias

- Gravidez e até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

- Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses

- Endoscopia nos últimos seis meses

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, quando não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos. Portaria do Ministério da Saúde, n 2.712 de 12 de novembro de 2013, Artigo 2, Inciso XX.

Saiba mais sobre doação de sangue!


Comentários

Comentar

9176
Fale com o Sistema OCB/PB