Prêmio de Jornalismo desperta interesse sobre cooperativismo



Belas histórias de cooperação, reveladas por reportagens com alta qualidade técnica e apuração cuidadosa das informações. A soma destes elementos resultou nas matérias vencedoras do 1º Prêmio Jornalismo Cooperativo, uma iniciativa que despertou nos jornalistas a curiosidade e o interesse pela temática do cooperativismo. Os repórteres que ficaram em primeiro lugar nas quatro categorias do Prêmio revelam como foi a experiência. Para conhecer as reportagens vencedoras, clique neste link!

 

“Foi muito gratificante conhecer o mundo das cooperativas que eu não conhecia, conhecer a cidade de Cabaceiras, que eu também não conhecia e conheci através deste trabalho. Foi nessa matéria que eu comecei aprender um pouco sobre a diferença entre associação e cooperativa, e a partir daí que eu me encantei pelas cooperativas. Hoje sou um fã do cooperativismo”. (Rammom Monte - Portal Correio – 1º lugar na categoria Webjornalismo)

 

 

 

“Falar sobre cooperativismo é sempre algo que nos inspira porque são pessoas que falam ‘não quero mudar só a minha vida e da minha família, quero mudar a vida da minha comunidade’. Contar essas histórias já foi muito honroso para mim e Sâmara Gonçalves, que é minha produtora, isso já foi um grande presente para nós. A gente já sai modificada ao contar boas histórias, e o bom jornalismo é justamente feito de boas histórias”. (Aline Guedes – Band News FM – 1º lugar na categoria Radiojornalismo)

 

 

“Essa foi uma reportagem muito bacana. A gente foi até a cidade de Guarabira para mostrar as cooperativas que trabalham com a ovinocaprinocultura e, ao chegar lá, a gente se deparou com várias histórias de cooperados que tem feito com esta atividade seja difundida e incentivada. Foi fantástico conhecer a realidade deles, poder mostrar o trabalho e também uma forma de dar valor esse trabalho. Acho que a cooperativa, este trabalho de fazer e crescer juntos, é um caminho muito importante para fortalecer a economia.” (Zuila David – TV Cabo Branco – 1º lugar na categoria Telejornalismo)

 

 

“A gente fez uma imersão na cooperativa de agricultura familiar Copaf, na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste paraibano. Foi um dia de completa imersão em que a gente observou como os camponeses têm condição de mudar sua vida graças a uma cooperativa, que ajuda na produção, distribuição e venda de produtos como frango e ovos. A cooperativa é uma estrutura de total importância para o homem da roça que, muitas vezes, tem seus direitos ceifados por políticas públicas totalmente desfavoráveis. A gente fica muito feliz em poder divulgar essas ações” (Luís Eduardo Andrade – Jornal Correio da Paraíba – 1º lugar na categoria Jornalismo Impresso)

 

 


Comentários

Comentar

4185
Fale com o Sistema OCB/PB