Cooperativismo é tema dia de atividades em escola de Pedras de Fogo



Inspirados pelos valores da cooperação e da solidariedade, estudantes e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, de Pedras de Fogo, promoveram um dia cheio de atividades especiais na terça-feira (29). Intitulada #VemCooperar, a programação reuniu mais de 600 alunos e contou com trabalhos de todas as turmas da escola. Cada classe apresentou um livro com histórias de cooperação, mas houve também teatro de fantoches, apresentações musicais, dinâmicas, oficinas e até a criação de uma cooperativa mirim.

A coordenadora pedagógica, Janiere Vieira de Souza, explicou que a ação resulta de um projeto realizado desde o início do ano. Durante os últimos meses, estudantes e alunos foram motivados a desenvolverem projetos relacionados à temática do cooperativismo. A escola, inclusive, inseriu o tema em sua grade curricular com atividades semanais relacionadas ao cooperativismo. O trabalho de sensibilização surtiu efeito e motivou alunos, pais e educadores a cooperar na organização de todos os detalhes do evento.

“Nosso evento surgiu da organização dos professores, de achar que a nossa escola realmente deveria estar ligada à questão do cooperar e da união. Hoje, foram mostrados trabalhos que já começamos a fazer desde o início do ano, junto com os alunos dentro da sala de aula. Nas quadras, a gente trabalha com jogos cooperativos. Na didática, a gente trabalha questões como ajudar o coleguinha e manter a escola limpa, por exemplo, mostramos vídeos de colaboração. São esses valores de cooperação e solidariedade que a escola está resgatando, envolvendo professores, pais e alunos”, afirmou Janiere Vieira.

Um dos trabalhos de maior destaque foi a criação da cooperativa CooperDoces, formada por alunos do 5º ano. A estudante Maria Hilary Vitória da Silva conta que a turma contou com apoio dos pais para produzir doces como brigadeiro e beijinho de coco, que foram comercializados no intervalo das aulas.  “Nós fizemos em casa, vendemos aqui no pátio e o dinheiro foi doado para um evento da igreja. É muito legal porque eu aprendi muitas coisas e também porque foi motivo de brincadeira”, contou a aluna.

A programação realizada pela escola contou, ainda, com a participação de gestores municipais de Educação e o prefeito Derivaldo Romão, além da equipe do Sescoop/PB.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Ana Margarida Formiga, ficou encantada com a iniciativa e falou sobre o trabalho inspirador desenvolvido pela escola, que já está inserida no Cooperjovem desde 2006. “O Sistema fica muito feliz de participar desse evento na Escola Epitácio Pessoa, uma das mais antigas do Cooperjovem na Paraíba. Para a gente é muito importante ver a diferença que [o Programa] faz na educação. Em todas as salas de aula, vimos atividades e trabalhos realizados pelos alunos junto com as professoras. Isso traz resultados muito positivos para a escola e para o cooperativismo”, avaliou.


Comentários

Comentar

7080
Fale com o Sistema OCB/PB