Nova turma do Aprendiz Cooperativo tem aula inagural



As aulas da quinta turma do Programa Aprendiz Cooperativo na Paraíba começaram, nesta segunda-feira (5), no auditório do Sistema OCB/Sescoop-PB. Formada por 35 jovens selecionados pelas cooperativas Unimed JP, Comseder e Central Sicredi Norte/Nordeste, a turma vai participar do Curso de Auxiliar Administrativo cuja carga horária total é de 1000 horas/aula (teóricas e práticas).

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), o programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de aprendizes para empresas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte.

Antes de iniciarem as atividades, os novos alunos foram recepcionados pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB). O superintendente Pedro Albuquerque falou sobre a oportunidade que o Programa representa para os jovens aprendizes neste início de sua vida profissional. “Sejam bem-vindos à Casa do Cooperativismo. Esperamos que vocês aproveitem bem este curso de Auxiliar Administrativo, que abre possibilidades de contratação nas cooperativas e em outras empresas”, disse Albuquerque.

A abertura das aulas contou também com a presença da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Ana Margarida Formiga, e das estagiárias Rayssa Medeiros e Izabela Gomes, que apresentaram aos aprendizes as diretrizes e o termo conduta do Programa. Os aprendizes também receberam o kit personalizado do Programa, que inclui materiais como mochila, livro do módulo, caderno, camisas, além de um estojo com lápis e régua.

Primeiro módulo

O curso conta um total dez módulos, sendo oito disciplinas básicas e duas específicas. São 500 horas/aula teóricas ministradas no Sescoop/PB e 500 horas/aula de atividades práticas nas cooperativas. Ministrado pelo professor Salomão Neves, o primeiro módulo do curso tem como tema “Cidadania e Trabalho”, que tem 44 horas/aula de carga horária.

“Neste módulo, os alunos poderão aprender como funciona a lei de aprendizagem, o Programa Aprendiz Cooperativo, o Sistema OCB/Sescoop, além de noções de Ética, Convivência, Relações Interpessoais, entre outras questões importantes para o seu cotidiano profissional nas cooperativas”, comentou o professor.

Implantado na Paraíba no ano de 2014, o Programa Aprendiz Cooperativo já formou 98 jovens aprendizes no Curso de Auxiliar Administrativo. Grande parte dos ex-alunos foi contratada pelas cooperativas parceiras do Programa e por outras empresas da capital paraibana.


Comentários

Comentar

7827
Fale com o Sistema OCB/PB