Cooperjovem realiza encontro estadual e premia estudantes paraibanos



A manhã desta sexta-feira (15) foi de alegria e confraternização para os participantes do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre alunos, professores, gestores escolares e representantes de secretarias municipais de Educação, no Littoral Hotel, em João Pessoa. Um dos destaques do Encontro foi a premiação dos estudantes finalistas do Prêmio Estadual de Redação do Programa.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque, abriu o evento, recordando a trajetória do Programa desde a sua implantação no estado, no ano de 2001. Ele fez um agradecimento especial aos professores, que são responsáveis pelos projetos desenvolvidos nas escolas.

“Quero agradecer a cada um dos professores porque este Programa é executado por eles, de forma voluntária, sem ganhar nada além do conhecimento e do prazer de trabalhar com um tema tão legal que é a cultura da cooperação. Nosso muito obrigado também às cooperativas que também apoiam o trabalho das escolas. Agradecemos às escolas por levarem a sério esse compromisso de levar e disseminar a cultura da cooperação junto aos alunos e, consequentemente, às famílias e à comunidade nas quais elas estão inseridas”, afirmou.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Ana Margarida Formiga, também ressaltou o papel dos educadores e das cooperativas para a realização do Programa. “Primeiramente, parabenizamos aos alunos que fizeram esses trabalhos lindos no nosso Prêmio de Redação. E agradecemos também aos professores pelo trabalho feito junto às escolas e pelo apoio que dão a cada aluno. Agradecemos também pela parceria das nossas cooperativas na realização do Cooperjovem e à equipe do Sescoop pelo trabalho na realização deste evento”, declarou.

Representando as cooperativas parceiras do Programa, Andréa Ferreira, que é coordenadora Pedagógica da Coapecal, falou sobre a alegria de participar do evento mais um ano. “O Encontro Estadual é um momento da gente se confraternizar. A gente se encontra nas formações e, nesse momento, a gente comemora aquilo que vivenciamos ao longo do ano. Agradeço a todas as escolas, às diretoras e aos professores, pois sem eles não estaríamos aqui e o Programa não aconteceria”, comentou.

 

Prêmio de Redação

Um dos momentos mais esperados do Encontro foi a premiação dos finalistas do Prêmio Estadual de Redação do Programa Cooperjovem. Os seis finalistas do Prêmio ganharam bicicletas, tablets e smartphones, oferecidos pelas cooperativas Unimed João Pessoa, Central Sicredi N/NE, Sicredi João Pessoa, Sicoob Centro Nordeste e Uniodonto João Pessoa.

Mas para os finalistas a conquista vai além da premiação material. A estudante Letícia Medeiros do Nascimento, que cursa o 7º ano, na Escola Estadual Raul Córdula, de João Pessoa, falou do desafio que foi escrever uma das melhores redações do concurso. “No começo foi difícil, mas eu lembrei das aulas e consegui fazer. Estou muito feliz. Esse Prêmio é importante também para a nossa escola”, comentou.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Pedras de Fogo, Ivania Justino, falou sobre a alegria de ter dois estudantes da cidade entre os finalistas do Prêmio. “É realmente um motivo de grande alegria. Todos os que estão aqui estão de parabéns. Agradecemos aos professores, que incentivaram os alunos, que se dedicaram, avaliando e mostrando os erros e acertos”, comentou.

Este ano, o Prêmio teve como tema “Cooperativas garantem que ninguém fique para trás”. O Prêmio teve 31 redações inscritas nas categorias I (alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental) e II (alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). As redações enviadas ao Sescoop/PB já haviam passado por um processo de seleção nas escolas.

Finalistas: 

CATEGORIA I - Alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental

Luana Bizerra Alves - 5º ano – Escola Municipal Severino Telécio da Silva (Pedras de Fogo)

Paulo Henrique dos Santos Silva – 5º ano - Escola Municipal Severino Telécio da Silva (Pedras de Fogo)

Alice Silva de Oliveira – 5º ano – Escola Municipal Jaime Lacet (Santa Rita)

CATEGORIA II - Alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Cauan David Rodrigues da Silva – 9º ano – Escola Estadual Raul Córdula (João Pessoa)

Letícia Medeiros do Nascimento – 7º ano – Escola Estadual Raul Córdula (João Pessoa)

Maria Isadora da Silva Gomes – 6º ano – Escola Municipal Edgar Guedes da Silva (Pedras de Fogo)

 

Brindes e Palhaçadas

O momento mais divertido da manhã ficou por conta da apresentação de palhaços que fizeram crianças e adultos cantarem e gargalharem. Houve também entrega de brindes para estudantes e professores, além de um almoço que foi servido ao final do evento. O evento, assim como o Programa Cooperjovem, faz parte das atividades da área da Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB).


Comentários

Comentar

6141
Fale com o Sistema OCB/PB