Aprendiz Cooperativo forma quarta turma na Paraíba



O Programa Aprendiz Cooperativo formou sua quarta turma de jovens paraibanos, na última terça-feira (12). Após mil horas de aprendizado teórico e prático, 33 alunos concluíram o Curso de Auxiliar Administrativo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB) em parceria com as cooperativas Unimed João Pessoa, Conseder e Central Sicredi N/NE.

Os aprendizes celebraram a conclusão desta etapa de suas vidas em um evento que contou com a participação de seus familiares, além de dirigentes e colaboradores das cooperativas. O evento foi aberto pelo superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque, que falou sobre a contribuição do curso para o futuro profissional dos jovens.

“Este programa é muito importante e eu acredito que, para vocês jovens, é uma grande conquista ter no seu currículo, já no início de sua vida profissional, um curso com carga horária de mil horas. Com certeza, ele será muito importante na carreira de vocês, que estão ingressando no mercado de trabalho”, afirmou o superintendente, que também parabenizou aos jovens, familiares e às cooperativas que ofereceram a oportunidade de aprendizado aos estudantes.

O diretor financeiro da Central Sicredi N/NE, Rosandro Montenegro, falou sobre as boas perspectivas do cooperativismo brasileiro e paraibano e a importância do aprendizado que o setor oferece aos jovens. “O Brasil está em dificuldade, mas o cooperativismo não está. O cooperativismo é um sistema que pode melhorar o Brasil com honestidade e seriedade nos processos, além dos outros princípios como igualdade e democracia - cada cooperado tem direito a voto e as decisões são tomadas em assembleia. Nós damos ao país um exemplo de democracia. Quero parabenizá-los e dizer, mais uma vez, que nós acreditamos em vocês, que refletem hoje o futuro do cooperativismo”.

Em sua mensagem aos aprendizes, a representante do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed João Pessoa, Marcelli Fernandes, relembrou a trajetória dos aprendizes, dos desafios e do crescimento deles ao longo deste ano. “Vimos jovens entrando tímidos e outros cheios de gás, hoje vemos jovens saindo com maturidade e se posicionando melhor frente às situações. Agora, concluem mais uma fase de suas vidas e nós lhes desejamos muito sucesso”, afirmou.

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, parabenizou às cooperativas pela oportunidade de aprendizado oferecida aos jovens e falou sobre as perspectivas de absorção dos novos profissionais pelo mercado de trabalho. “A gente fica muito feliz quando sabe que jovens que passaram por este processo de aprendizagem foram inseridos no mercado, seja por cooperativa ou outra empresa. Isso nos traz muita alegria porque a gente sabe que o processo de aprendizado teve efetividade e o programa cumpriu o seu papel”, comentou.

 

Emoção e Reconhecimento

 

Os discursos da professora Isabelle Medeiros, homenageada pela turma, e da oradora Yasmin Lucena de Miranda emocionaram os participantes do evento. “Acredito que vocês tiveram aqui lições de vida e que todos estão saindo de uma forma diferente. É muito gratificante. Eu espero que vocês saibam aproveitar as oportunidades porque todas tem algo a ensinar e nunca percam o sonho, nem deixem que ninguém que diga que vocês não são capazes. Vocês são capazes, só depende de vocês”, ressaltou a professora.

Em sua fala, a oradora da turma agradeceu aos familiares, professores, cooperativas e à equipe do Sescoop/PB pela contribuição de cada um ao longo do curso.

 “Agradecemos aos representantes das cooperativas, que durante esse ano acolheram cada sonho, cada jovem aprendiz, contribuindo para a nossa formação profissional e pessoal. Agradecemos ao Sescoop/PB e seus representantes, desde o presidente até o pessoal da copa. Obrigada por toda paciência. Cada um de vocês faz parte do nosso sucesso”, destacou Yasmin Lucena. Após o evento, os participantes foram brindados com um coquetel.

 

Aprendiz Cooperativo - Implantado pelo Sescoop/PB em 2014, o Programa Aprendiz Cooperativo contribui para o cumprimento da Lei 10.097/2000  que determina a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes por parte das empresas de médio e grande porte. 


Comentários

Comentar

1117
Fale com o Sistema OCB/PB