Cooperativistas paraibanos participam de palestras e premiação em Brasília



A edição 2017 do projeto Portas Abertas levou mais um grupo de cooperativistas paraibanos à Brasília, nos últimos dias 21 e 22. Formado por dirigentes dos ramos de crédito, trabalho, agropecuário e saúde, o grupo teve a oportunidade de conhecer boas práticas de gestão e de aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema cooperativista nacional, por meio de várias palestras e também pela participação na solenidade de entrega do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o superintendente Pedro Albuquerque, gerentes e colaboradores da unidade estadual também participaram do evento, na noite de terça-feira (21). "Neste evento, nós vimos cooperativas de vários estados que tiveram resultados concretos com a aplicação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e foram premiadas por suas boas práticas. A nossa expectativa é que estes exemplos estimulem os dirigentes e cooperados paraibanos na busca pela excelência da gestão nas nossas cooperativas". 

Entre os cooperativistas paraibanos estava também o presidente da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima, que avaliou positivamente as atividades em Brasília. "O Projeto Portas Abertas traduz o interesse e a preocupação do Sescoop/PB em estimular a modernização e as melhores práticas de gestão entre suas filiadas. O simbolismo disso é que a gente se sente cada vez mais estimulado dessa forma e isto traz grandeza e prosperidade para o Sistema”, comentou. 

Para o conselheiro da Sicredi Creduni, João Marcelo Alves Macedo, o evento de entrega do Prêmio foi uma oportunidade de compreender melhor as ferramentas de gestão cooperativista oferecidas pelo Sistema OCB.

  

"Para nós é uma alegria estar num Prêmio como este e entender como funciona o modelo de gestão baseado no que a Fundação Nacional da Qualidade está pedindo e pensar inovação são os motivos que nos trazem aqui. Nós viemos para entender um pouco disso e levar para o conselho para quem sabe, ano que vem possamos nos escrever”, afirmou o conselheiro.

Cooperativas e profissionalização da gestão

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio.

“O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o anfitrião.

Palestras e visitas

As atividades do projeto Portas Abertas, em Brasília, começaram na manhã da terça-feira (21), quando o grupo participou de uma palestra sobre Cooperativismo de Crédito com o diretor de operações do Bancoob, Enio Meinen. No dia seguinte, houve palestra sobre o sistema cooperativista nacional, na sede nacional da OCB.

O grupo também teve a oportunidade de conferir a palestra “Cooperativismo e o Poder da Transformação”, proferida pelo líder cooperativista João Leite, da Sicoob Saromcredi. À tarde, uma visita ao Banco Central do Brasil encerrou as atividades desta edição do projeto Portas Abertas, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo na Paraíba (Sescoop/PB) com apoio da unidade nacional do Sistema.


Comentários

Comentar

4534
Fale com o Sistema OCB/PB