Rural Fest promove palestras, exposição e comercialização de produtos

Rural Fest promove palestras, exposição e comercialização de produtos

Palestras, cursos, concurso de gastronomia, apresentações culturais, exposição de animais e comercialização de produtos artesanais e agropecuários... É longa a lista de atividades que integram a programação do 4º RuralFest, iniciado ontem (31), em Alagoa Grande. O Sistema OCB/PB é parceiro do evento e o presidente André Pacelli participou da abertura do RuralFest, junto com outros representantes do setor produtivo paraibano.

Ele parabenizou a iniciativa, destacando a contribuição de eventos como o RuralFest e a rota cultural Caminhos do Frio para a divulgação e fortalecimento dos produtos das cooperativas. “Certamente estes produtos que estão sendo expostos e comercializados aqui, vão entrar no mercado privado com mais intensidade. Este evento ajuda a impulsionar ainda mais a agropecuária e a economia do estado”, avaliou.

Entre os dirigentes e autoridades participantes da abertura do evento estavam também: o prefeito de Alagoa Grande, Antônio da Silva Sobrinho; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande e organizador do evento, Vanildo Brito; o presidente da Faepa Mário Borba; e o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque.

 

Orientações e palestra

Além de oferecer orientações sobre cooperativismo para pessoas e grupos que visitam o estande institucional montado na Praça do Coreto, o Sistema OCB/PB também fez parte da programação com uma palestra sobre o tema "Associativismo e Cooperativismo: Alternativa relevante para o Setor Agropecuário", nesta sexta-feira (1º).

O cooperativismo também é representado no evento pela Ovinocoop, que também promove palestras e a Festa do Cordeiro, com concurso de gastronomia com pratos cujo ingrediente principal é o cordeiro.

O 4º RuralFest é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Alagoa Grande, com apoio da Faepa, Prefeitura Municipal de Alagoa Grande, a Ovinocoop e do Sebrae Paraíba. A RuralFest também faz parte do roteiro cultural Caminhos do Frio.

 

Conjunção de forças

Durante a abertura, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Rômulo Montenegro, disse que o Estado tem consciência da importância do Brejo para a produção agropecuária. Ele lembrou também que é preciso que as instituições que representam o setor precisam estar mobilizadas e unir forças com o poder público para que a agropecuária se desenvolva. “Nós não conseguiremos em momento algum mobilizar qualquer política pública se não tivermos as instituições representativas dos setores fortalecidas”, alertou.

“Eu também tenho consciência de que o Estado não tem condições de desenvolver as políticas que outrora poderia fazer e que é necessário que se deixe o setor privado produzir. Unidos nós somos mais fortes e é por isso que temos feito as políticas da Secretaria da Agricultura, considerando o associativismo e o cooperativismo como molas propulsoras. Nenhuma política pública ocorrerá se não houver uma conjunção de forças”.

 

A força da agropecuária

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, enfatizou a importância da agropecuária para a economia brasileira. “Parabenizo a todos aqueles que estão aqui expondo nestes dias, fortalecendo cada vez mais a agropecuária. O setor agropecuário, hoje, que tanto representa para esse Brasil, na questão do emprego, do superávit da balança comercial e nas exportações. O Brasil hoje é um grande exportador, a grande fazenda do mundo, e o Nordeste começa a dar sua contribuições”, comentou.