Prêmio Jornalismo Cooperativo abre inscrições em outubro

Prêmio Jornalismo Cooperativo abre inscrições em outubro

"Cooperativas garantem que ninguém fique para trás". O slogan escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para o 95º Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em julho, é também o tema da primeira edição do Prêmio Jornalismo Cooperativo. A premiação foi lançada pelo Sistema OCB/Sescoop-PB, nesta quinta-feira (21), durante a abertura do Encontro de Lideranças Cooperativistas da Paraíba, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O prazo de inscrições dos trabalhos começa no próximo dia 2 de outubro e vai até 31 de janeiro de 2018.

Realizado em parceria com as cooperativas Unimed João Pessoa e Central Sicredi Norte/Nordeste, o Prêmio busca reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem o papel do cooperativismo enquanto alternativa para o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba. esta edição, serão contempladas reportagens publicadas pela imprensa paraibana nas categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo.

Para os primeiros lugares de cada categoria será oferecido um prêmio em dinheiro no valor de cinco mil reais. Os finalistas também terão a oportunidade de conhecer a cidade de Nova Petrópolis (RS), berço do cooperativismo de crédito brasileiro. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no primeiro semestre de 2018. A partir do dia 2, o regulamento, que será disponibilizado no site PARAÍBACOOPERATIVO.COOP.BR e será também apresentado aos jornalistas em visitas às redações que o Sistema realizará nas próximas semanas.

Mais visibilidade para o cooperativismo

O Prêmio foi anunciado pelo superintendente do Sistema OCB/Sescoop-PB, Pedro Albuquerque. "O Jornalismo é Cooperativo quando dá visibilidade aos que de fato contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. O Prêmio Jornalismo Cooperativo, que hoje anunciamos, tem como objetivo estimular, reconhecer e prestigiar os trabalhos jornalísticos que divulguem os valores, princípios, modelo de negócios e as contribuições socioeconômicas do cooperativismo paraibano", disse o superintendente. 

Como parte do lançamento do Prêmio, o jornalista Sidney Rezende ministrou a palestra "Brasil: caminhos para sair da crise". Ele abordou, entre outras questões, a relevância do cooperativismo no cenário econômico. “O cooperativismo hoje no Brasil, poderia ter até um percentual maior de participação (na economia). As pessoas querem daqui para frente empreender, se unir em grupos, desenvolver ideias com suas tribos, querem financiamento... E o cooperativismo, que já existe há tanto tempo, é mais atual do que nunca", comentou.

Ele ainda elogiou a iniciativa de promover o Prêmio Jornalismo Cooperativo. “Ao escolher o Jornalismo como algo que merece valor, premiar aqueles que valorizam o setor é atual. Hoje em dia não se consegue fazer nada sem comunicação, tecnologia, credibilidade e previsibilidade. Comunicação, cooperativismo e tecnologia nesse momento do mundo, tem tudo a ver”, avaliou.