Sescoop/PB visita cooperativas para aplicar PAGC



A área de Monitoramento do Sescoop/PB* está empenhada para atingir a meta de aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão de Cooperativas (PAGC), cujo ciclo 2016/2017 se encerra em agosto. O Programa avalia se as cooperativas estão em conformidade com a legislação, princípios e boas práticas de gestão e governança.  A equipe já visitou 66% das cooperativas regulares com a OCB/PB e espera atingir a meta de 75% até o final deste mês.

Entre as cooperativas visitadas nesta semana está a Cooperativa de Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira (Arteza), que recebeu as orientações da contadora Djane Almeida. “Com este Programa, nós verificamos a conformidade de estatutos, as atas de assembleias e reuniões de conselhos, registros de matrículas e vários assuntos da área documental. Com isso, nós devolvemos o diagnóstico para a cooperativa e se houver necessidade de algum acompanhamento, nós retornamos à cooperativa e damos qualquer auxílio necessário ao assessoramento da gestão”, afirmou.

O presidente da Arteza, José Carlos de Castro, aprova a ação. “Esse trabalho é excelente porque aqui é muito distante da capital e a gente tem dificuldade de está sempre a par dessas informações. Essa parceria tem sido muito boa e eu acredito que com essa orientação a gente vai melhorar o nosso trabalho. Com certeza, isto só vem a somar”, afirmou

Para a gerente Milene de Farias Souza, a visita foi uma oportunidade de aprendizado. “Para nós é muito importante, é uma alegria muito grande saber que a OCB/Sescoop-PB lembra da Arteza. Muitas vezes eu tenho dúvidas e, neste trabalho feito hoje, a contadora me esclareceu vários pontos e alertou sobre requisitos que estavam faltando, que não estão errados, mas podem melhorar”, contou. Segundo ela, a Arteza possui cerca de 70 cooperados, que atuam no beneficiamento do couro e produção de artigos como calçados, bolsas, carteiras, chapéus, entre outros produtos.

Nas próximas semanas, as técnicas devem visitar e aplicar o PAGC em cooperativas de Campina Grande e João Pessoa que ainda não foram avaliadas.

*Sescoop/PB - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba

 


Comentários

Comentar

6742
Fale com o Sistema OCB/PB