Cooperativismo é divulgado na FENEMP



O cooperativismo marcou presença entre os mais de 50 expositores da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (FENEMP), realizada no último fim de semana, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O Sistema OCB/PB e a cooperativa Frutiaçu contaram com estandes no evento, que foi aberto na última sexta-feira (28), pelo governador Ricardo Coutinho.

O superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque, prestigiou a solenidade de abertura. “Este é um evento que mostra a importância do empreendedorismo, seja ele individual ou coletivo, para o fortalecimento da nossa economia. É uma oportunidade também de visibilidade para o sistema cooperativista”, avaliou.

Para o governador Ricardo Coutinho, a realização da Feira concretiza uma aspiração do Programa Empreender Paraíba. “Isso é um sonho acalentado há muito tempo. O Empreender agora está nessa nova fase de organização e foco nos arranjos produtivos locais e, enfim, de uma série de mudanças. Agora foi possível fazer uma feira com mais de 50 expositores, simbolizando os mais R$ 126,7 milhões reais que já foram investidos ao longo desses seis anos de gestão e criação do Empreender. Ele é um instrumento fundamental, é um dinheiro desburocratizado, com juros bem abaixo do qualquer outra instituição financeira e tem servido para abrir alternativas em tempos tão difíceis”, afirmou.

Segundo o governador, o Programa tem oferecido oportunidades a pessoas que estão desempregadas, mas têm talento e conhecimento para realizar investimento em um negócio. Ricardo Coutinho também falou das diversas linhas de financiamento que beneficiam jovens, mulheres, projetos de inovação tecnológicas e pessoa jurídica. “Já fizemos financiamentos de até 500 mil reais e isso é algo que, para algumas cooperativas, tem uma força impressionante. E essa feira simboliza exatamente isso”, afirmou.

A FENEMP é uma iniciativa do Programa Empreender Paraíba, que deve ter outras edições em vários municípios paraibanos ao longo deste ano.

 

Palestra

Ao longo do sábado e do domingo, técnicos do Sistema OCB/PB realizaram atendimentos no estande institucional montado no evento e tiraram dúvidas dos visitantes sobre o cooperativismo. O tema chamou a atenção de várias pessoas que participaram da palestra sobre “Orientação à constituição e registro de cooperativas”, ministrada pela analista de Cooperativismo e Monitoramento, Érika Mendes Leitão, no domingo.

A analista apresentou os conceitos básicos, princípios e legislação do cooperativismo, além de orientar sobre os procedimentos necessários para constituir uma cooperativa, elaboração de estatuto social e realização de assembleia geral de constituição de cooperativas.

 

 


Comentários

Comentar

2190
Fale com o Sistema OCB/PB